Primeiro ponto:
Sou completamente isento, mesmo para com o meu clube, Belenenses;
Segundo ponto:
O Benfica não fez o que devia para merecer este campeonato, longe disso;
Terceiro ponto:
O Porto foi, sem dúvida, o menos mau apesar das oscilações, logo ganha merecidamente o campeonato;
Quarto ponto:
Tal não invalida o comportamento menos equilibrado (até ofensivo) dos vários órgãos e agentes do Porto (só equiparável por um 'popular' dirigente Sportinguista, e outros que nem menção merecem);
Dito isto, refiro que acompanhei, com parcimónia, os jogos Marítimo/Porto e Rio Ave/Benfica. As arbitragens do Paulo Baptista e do Olegário Benquerença, em modo suave, foram exemplares (para o pretendido, não fosse o diabo tecê-las) e bem sincronizadas. Explico: faltas na grande área no limiar do admissível, marcam-se para o lado que convém, mas para o outro não; faltas avulso, marcam-se todas (mesmo as duvidosas (?)) para um lado, mas para o outro só se houver muita evidência ou protesto espontâneo; estas mesmas faltas vão sendo pinceladas com amostragens de cartões amarelos sistemáticas para um lado, para o outro só se não puder ser.
Não tenho a menor dúvida no que estou a contar-vos. Percebo agora melhor a candidatura de um Fernando Gomes para a FPF, que considero cidadão sério e competente, mas não esqueçamos que à época era o número dois do FCP. Coisas!!!!!!! Como também já me faz mais sentido a eleição dum tal Mário Figueiredo para a LPF, contra todas as expectativas, e apoiado pelos clubes "satélites" do FCP, e que agora é criticado, duramente pelo PC. Não se iludam, faz parte do espectáculo.
Também tenho acompanhado os outros jogos que têm transmissão televisiva, e nunca detectei 'inclinação de campo', a não ser os naturais erros dos árbitros (mesmo estes dois), que a dita imprensa e comentaristas contratados com (algumas excepções) se apressam a tratar mal, 'descobrindo' atitudes e erros que só eles viram, com a sapiência (e verdade absoluta, inquestionável) que alguém (???) lhes terá conferido, desvirtuando os princípios mais elementares da comunicação pública.
Já tenho saudades dos antigos comentadores e relatores. Por isso mesmo, nesta matéria só leio 'A Bola', único jornal desportivo que considero isento e capaz (descontando os dois habituais cronistas do FCP,e a cronista ligada ao Benfica, pela sua falta de respeito pelo leitor, em termos de isenção), que até em termos de informação geral me merece todo o respeito, com duas páginas de notícias sintetizadas quanto baste de Portugal e do mundo, as quais são mais que suficientes para me manter actualizado, sem ter que perder horas de televisão e e jornais que me 'atulham' o juízo desnecessáriamente.
Pensem o que entenderem conveniente, mas garanto-vos que o sistema aprendeu, adaptou-se, modernizou-se, mas anda aí.
Tem toda a razão Amigo Fernando, de facto o Benfica (com muita pena minha) não mereceu ganhar a Liga, mas lá que o «sistema» deu uma ajuda, lá isso é verdade, e como muito bem diz nem é preciso recuar para jornadas mais longínquas, basta a de ontem para ver, e não acredito na limpeza que alguns falam mas na prática impedem que se faça, e aqui não tiro as culpas ao meu Clube, ainda ontem naquele triste espectáculo do Leiria o Benfica teve a sua cota parte, entrarem oito jogadores em campo não lembra ao diabo, e ainda com a agravante de serem Jogadores emprestados pelo Benfica, devem estar a contar com esta mini-equipa para ver se lhes ganham na próxima jornada, não vá o diabo tecê-las e o segundo lugar ir á vida, uma tristeza.
ResponderEliminarUm abraço
Virgilio